- efeito do halo - formação de juízos avaliativos de capacidades pessoais, num determinado aspecto, posteriormente generalizáveis;
- erro da lógica - erros de julgamento na lógica associada ao indivíduo que está a julgar;
- erro de tolerância - sobrevalorizando-se as prestações de modo a não enquadrar em classificações negativas;
- erro de tendência central - distribuição muito centralizada no julgamento da prestação.
Outros problemas decorrentes de uma avaliação subjectiva do rendimento do jogo é sistematizada por Franks e col. (1983) em três categorias:
- destaque - do grande número de ocorrências do jogo assumem-se como essenciais;
- memória - ao já referido, acrescenta-se a ligação emocional à actividade e os prejuízos que condicionarão o registo de determinados dados na memória;
- conhecimento dos resultados - a acessibilidade a dados objectivos permite uma reflexão orientada e fundamentada, possibilitando qualidade da retroacção que o treinador estabelece com os jogadores, objectivando melhoria no rendimento e, simultaneamente, valorizando a competência do treinador pelo cuidado da redução dos erros de análise.
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