Boas Vindas :)

Sou aluno do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Dr Jaime Magalhães Lima em Aveiro.

A criação deste blogue tem como principal objectivo o desenvolvimento de um espaço curricular onde vou procurar incluir um conjunto de matérias dadas nas aulas, projectos, viagens e trabalhos realizados, e assuntos ligados aos conteúdos programáticos das discíplinas de Organização de Desenvolvimento Desportivo (ODD) e de Práticas Desportivas Recreativas (PDR) dadas pelo nosso professor Francisco Teixeira Homem.

Nesta perspectiva, este blogue é importante também um espaço de colaboração a todos aqueles que queiram dar algumas indicaçôes e apontamentos que possam de alguma forma, enriquecer os assuntos aqui tratados.

Bem vindos ao João Guiomar

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Organização dos dados recolhidos

  Depois de recolhidos, os dados devem ser devidamente organizados de forma a facilitar a sua análise posterior.
  Assim, devem ser organizados de acordo com os critérios que presidiram à observação pretendida (por categorias, etc).
  Tal como atrás já referi, vamos agora retomar o mesmo exemplo que utilizámos na recolha de dados para perceberes melhor.

  Exemplo: após se ter observado o número de lançamentos ao cesto, concretizados com êxito, pelos alunos de uma turma, obteve-se o seguinte conjunto de dados:

Manuela  Maria  David  Ana
Francisco  Rita  Pedro  Rita
Pedro  David  Francisco  Maria
Maria  Pedro  Rita  David

  Depois da recolha, é conveniente organizar os dados de maneira que se possa compreender melhor o problema ou o fenómeno em estudo.
  O quadro anterior representa o número de cestos que cada um destes alunos marcou.
  Tal como estão, estes dados não permitem responder com facilidade a questões simples como, por exemplo:
  • Quantos alunos marcaram cestos?
  • Quantos alunos só marcaram dois cestos?
  • Quantos alunos marcaram menos de três cestos?
  • Que percentagem de alunos marcaram mais de três cestos?
  Por observação da tabela seguinte é possível responder com facilidade às questões colocadas.

Nome dos alunos  Contagem  Frequência
Manuela                      I                 1
Francisco                    II                2
Pedro                         II                2
Maria                         III               3
Rita                            III               3
Ana                             I                1
David                         IV               4

  No entanto, mesmo assim, com os dados recolhidos não é possível tirar-se ainda outro tipo de conclusões.

  No 11º ano vais aprender que, mediante a apresentação de dados numa tabela com a frequência e a percentagem com que cada valor do conjunto de dados ocorreu, estas questões têm resposta imediata.

Para já retém que genericamente trata-se de:
  • recolher todos os elementos técnicos-tácticos possíveis;
  • organizar os dados de acordo com o objectivo da observação;
  • realizar de seguida uma análise estatística dos dados.

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